EXCON TÁPIO

Workshop de Inteligência Operacional é realizado no EXCON Tápio

Força Aérea e Guarda Aérea Nacional do Estado de Nova Iorque se unem para incrementar as ações de inteligência operacional
Publicada em: 18/08/2023 09:51
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Em um ambiente dinâmico, a troca de conhecimento e cooperação internacional desempenham um papel crucial no aprimoramento das técnicas de inteligência operacional. Nesse contexto, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Guarda Aérea Nacional do Estado de Nova Iorque (NYANG, na sigla em inglês) uniram suas expertises e realizaram um workshop de inteligência operacional durante o EXCON Tápio, o maior exercício de Guerra Irregular da América Latina.

O workshop trouxe à tona a importância da colaboração internacional para enfrentar os desafios emergentes em um mundo cada vez mais interconectado e complexo. De acordo com o Chefe da Célula de Cenário no EXCON Tápio, Capitão Aviador Diego Luís Marques Vieira, o encontro de inteligência é uma oportunidade de intercâmbio entre dois grandes países – Brasil e Estados Unidos, no qual os militares de cada uma das unidades operacionais trocam informações sobre como processar dados de inteligência, de modo a aprimorar o processo de coleta, difusão e transmissão dessas informações.

“Isso demonstra o quanto as duas nações estão se aproximando em termos de trabalho combinado. Eles se predispuseram a transmitir conhecimento sobre como executar e processar as ações de inteligência e as informações, ou seja, ‘o como fazer’, incrementando assim, a interoperabilidade entre as forças envolvidas”, relata o Capitão.

Ainda segundo o Oficial, o objetivo de atividades como essa é o aprimoramento das capacidades dos militares em relação à produção de inteligência operacional, visando as estruturas do exercício, o que reflete em outros aspectos, tais como no treinamento diário e em outros exercícios como a Tínia e a Cruzex.

O evento foi um dos mais esperados nesta primeira semana de Exercício, já que uma das peculiaridades do EXCON Tápio é poder explorar os ambientes simulados. Sendo assim, a presença norte-americana foi fundamental, uma vez que três militares do Quadro de Inteligência da NYANG puderam expor seus conhecimentos na área, tendo em vista já terem produzido informações para operações reais, o que é enriquecedor para o exercício como um todo.  

"O Workshop de Inteligência durante o EXCON Tápio 2023 começou com o treinamento de pilotos para operações reais que podem resultar na troca de informações. Sendo uma oportunidade de fortalecermos nossa parceria para o futuro. Esta é a minha primeira vez no Exercício Tápio, já participei de outros exercícios em outros países e a experiência na aqui tem sido de grande aprendizado", relata um dos integrantes da NYANG, Sargento Joe Rene. 

Barraca Cenário

A Barraca Cenário, um Centro de Operações que controla todo o exercício, apresenta um cenário dinâmico, realista e estruturado. “A gente trabalha tendo um treinamento de solo muito grande, a exemplo dos monitores com controladores de todos os voos e militares em solo, que fazem com que todos consigam analisar o cenário, que muda o tempo todo, fazendo com que os militares consigam se adaptar a qualquer situação”, conclui o Capitão Diego.

Fotos: Soldado André Gomes/ BACG